quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Dinheiro

Sim, dinheiro é necessário. O que seria dos humanos sem dinheiro? Eu digo pra você. Vida sem dinheiro é stress. Lógico que dinheiro demais traz vários desconfortos. Bom é ter dinheiro ali na medida certa (apesar de achar os problemas de ter muito dinheiro bem mais atrativos que o stress de não ter dinheiro algum). Sorte minha não ser humano.

Dinheiro pode resolver a maioria dos seus problemas. Se você quer... você paga e você tem! Se você não quer... você paga e ele desaparece num piscar de olhos. Sem falar que quando se tem dinheiro você pode se dar ao luxo de ser burro, católico (ou ainda pior, evangélico), não ter ideologias e mesmo assim receberá todo o reconhecimento de um intelectual. Além disso, 'por que eu teria uma ideologia quando se pode comprar uma' (bipi. bipi. Pergunta clichê detectada)? Vou em alguma loja e posso comprar uma camisa com a cara do Che Guevara, do Gandhi ou ainda melhor: compro um livro do Dostoievski. Não é preciso nem ler, só colocar debaixo do braço. Ninguém ousaria me questionar nem mesmo sobre economia com Crime e Castigo a tira colo.

Como diria Nelson Rodrigues, 'o dinheiro compra até o amor verdadeiro'. Desculpe o meu cinismo de concordar com ele, mas quando se é feio (não é o meu caso, Deus foi muito generoso comigo) é preciso de outros aperitivos para despertar o amor. Certa vez alguém que é poeta de verdade disse: 'As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental'. Amor não é dado de graça. Se compra com beleza, cama (meia palavra pra bom entendedor...) ou com dinheiro.

Você deve estar me achando um porco capitalista sem coração (e sem noção). Se você acha isso de mim significa que você é pobre (ou pelo menos tem alma de pobre). Mas calma, isso não é um defeito. Você não merece entrar para um Freak Show (pelo menos ainda não). Também não sou rico. Estou em outro parâmetro de divisão social. Em ordem de importância: existem os pobres, a classe média (que são uns pobres que acham que são ricos), os ricos e os publicitários (que é mais sublime das classes. Nos aproximamos dos deuses. Somos semi-deuses, por isso posso falar com tanta autoridade).

Ser pobre também tem suas vantagens (apesar de não ter conhecido nenhuma delas ainda). Dizem por ai que os pobres são mais felizes (tomara que sejam mesmo, ser pobre já é desgraça o bastante).

Nota do autor: tirei alguma ideias presentes nesse texto dessa música. Coloquei aqui só pra ilustrar.


2 comentários:

Wânyffer Monteiro disse...

aosiuhaoisuhaoisuh
vc me faz rir qdo menos espero

levarei esse bip bip aí cmg haosiuahosu

ele era poeta d verdade, canalha de verdade, e sabia o q dizia.

o nelson? era o msm e tb era jornalista d verdade.

qto às classe, vc esqueceu o quarto poder, acima dos outros 3 e abaixo de Deus: os jornalistas.

te adoro d+, meu amigo
sinto sua falta nessas férias
precisando d 1 amigo

ah! beleza não põe mesa, mas é o prato principal
e dinheiro n traz felicidade, mas a compra
XD

Luciane Rodrigues. disse...

Eu tenho beleza necessaria para comprar qualquer dinheiro do mundo! e tenho dito. (se acha)